A Peracchi está diariamente buscando inovações em seus produtos para oferecer à seus clientes o que há de mais moderno e eficiente no ramo de refrigeração comercial. Além disso, a Peracchi também está atenta em desenvolver a melhoria continua em seus equipamentos buscando a sustentabilidade e proteção do meio ambiente, com isso, passa a fazer uso em seus equipamentos do Propano R-290 como fluído frigorífico.
A refrigeração e climatização de ambientes são uma das mais importantes criações da civilização moderna. A possibilidade de armazenar alimentos resfriados ou congelados impulsionou metodologias para a fabricação de equipamentos de fabricação de frio. Para que isso fosse possível, segundo relatos históricos, a primeira demonstração científica para produção de gelo foi executada por Willian Cullen por volta de 1748, que utilizou éter como fluido frigorífico, uma vez que essa substância é capaz de absorver calor, vaporizare criar gelo.
Assim, a história dos fluidos refrigerantes tem avançado e a indústria química tem se empenhado em desenvolver novos fluidos que não agridam a camada de ozônio, possuam baixo impacto ao sistema climático global e não apresentem elevado grau de inflamabilidade e de toxicidade.
Mas o que são realmente os fluidos frigoríficos e quais são as suas características?
Os fluidos frigoríficos são substâncias usadas para transferência de calor em um sistema de refrigeração, absorvendo o calor de uma fonte fria e o transferindo para uma fonte quente, com maior temperatura e pressão.
Diante dos incansáveis estudos na busca pela melhor alternativa quanto à eliminação dos fluidos que agridem a natureza e pensando na tecnologia futura em que os estudos apontam que os fluidos frigoríficos HCFCs terão seu consumo reduzido até sua completa eliminação em 2040, a Peracchi, passou a utilizar em seus equipamentos o Fluido R-290, levando em consideração algumas características importantes como, o Grupo de segurança A sigificando não tóxico, Grau de pureza, e o potencial de destruição da camada de ozônio que é igual à zero.
Diversas empresas, localizadas principalmente na Europa, tem adotado o propano como fluido frigorífico, destacando mais especificamente nas seguintes aplicações: expositores para supermercados, geladeiras e refrigeradores, resfriadores de bebidas, monobloco para câmaras frias.
Principais vantagens do uso do propano R-290 nos equipamentos de refrigeração Peracchi:
- Zero potencial de destruição da camada de ozônio (PDO=0);
- Potencial de aquecimento global desprezível (GWP=3);
- Características termodinâmicas que propiciam uma eficiência energética satisfatória, como elevada capacidade volumétrica e coeficiente de desempenho similar ao do HCFC-22;
- Ampla compatibilidade com diversos tipos de lubrificantes;
- Possibilidade de uso de óleo mineral;
- Baixos níveis de ruído;
- Reduzida pressão de trabalho;
- Apresenta consumo de energia similar à de outros sistemas de expansão direta;
- Reduzida temperatura de descarga, ocasionando maior vida útil do compressor;
- Normas internacionais em processo de revisão, com possibilidade de aumento da carga limite.